• Dra. Larissa Medina

A importância de realizar uma pesquisa mercadológica

A pesquisa mercadológica é a ferramenta essencial para os empreendedores no momento do lançamento de um produto. Ela permite entender o que o mercado tem feito e até sugerir estratégias para a área de vendas.


Essa pesquisa, além de te auxiliar a entender o mercado, também busca os estudos e principais aspectos do produto e quais estratégias de vendas aplicar.


Importante frisar que a pesquisa mercadológica pode ser usada antes e após o lançamento de um produto ou quando desejar saber o que os concorrentes estão fazendo.


Hoje, tal pesquisa é praxe de mercado, afinal, sem ela, não é possível identificar se a estratégia está no caminho certo ou não.


Vantagens da pesquisa mercadológica

Tornou-se evidente a importância de olhar para a empresa de maneira mais estratégica. Com a grande gama de informações e os investimentos em pesquisas voltadas para a área empresarial, a tendência de analisar e estudar o mercado veio para ficar.


Nesse liame, as principais vantagens:


  • Conhecer o perfil do cliente;

  • Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos;

  • Analisar oportunidades e riscos;

  • Identificar como o público reage a sua marca;

  • Análise ao empreendedor em avaliar e comparar os seus potenciais fornecedores;

  • Identificar o segmento mais lucrativo, tendo como consequência a: verificação de novas tendências, performance de seus produtos e serviços, quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver, e preços que os produtos poderão ser vendidos;

  • Quem será o público-alvo;

  • Planejamento e implementação de um composto de marketing que satisfaça às necessidades dos consumidores e atenda aos objetivos da organização;

  • Elaborar estratégias mais competitivas;

  • Testar novas campanhas e posicionamento; e

  • Entre outros.


Ferramentas de gerar e publicar formulário


Verificada a importância de realizar a pesquisa mercadológica, inicia o momento de elaborar as perguntas da pesquisa, lembre-se, elas devem ser objetivas, claras e imparciais.


Por conta disso, separamos algumas ferramentas que realizam formulários, sendo-as:


  • Typeform: plataforma simples e objetiva, se destaca por ser bastante didática;


  • Google Forms: plataforma do google que, com apenas alguns cliques, você consegue inserir suas perguntas;


  • Surveymonkey: ferramenta que se destaca por possuir diversos modelos de pesquisa, tornando esse processo mais rápido;


  • Opinion Box: solução brasileira para desenvolver formulários online.


Conclusão


Como vocês puderam perceber, a Pesquisa Mercadológica pode trazer diversos benefícios à organização, desde que seja conduzida de maneira séria e profissional.


Mesmo no momento delicado em que vivemos mundialmente, em razão da pandemia da Covid-19 e do enfraquecimento da economia, a competitividade entre as marcas não foram interrompidas, continuam aceleradas em todo mercado e, por isso, a pesquisa mercadológica se faz tão importante neste momento, para que as empresas consigam levantar dados relevantes, caso queiram continuar se destacar em um mercado tão disputado.


As informações obtidas por meio da pesquisa são muito valiosas! Ser direcionado por dados é a principal forma de tomar decisões assertivas e obter sucesso.






_______________________________

Escrito por Larissa Medina