• Time Artíbale Faria

Decolar.com é multada por prática de Geo-Pricing e Geo-Blocking

Atualizado: Out 11

Em 2018 a decolar.com foi multada pela prática de geo-pricing e geo-blocking. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor condenou a Decolar.com ao pagamento de uma multa de R$7.500.000,00 (sete milhões e quinhentos mil reais) por diferenciação de preço de acomodações e negativa de oferta de vagas de acordo com a localização geográfica do consumidor.


Segundo Ana Carolina Caram, diretora do DPDC houve discriminação da empresa, relacionando etnia e localização geográfica, configurando assim uma prática abusiva e que desequilibra o mercado as relações de consumo.


A Decolar.com negou que tenha praticado geopricing e considerou que “não existe ferramenta disponibilizada pela empresa aos hotéis parceiros, por meio da qual seja possível dar tratamento diferenciado aos consumidores de acordo com sua localização geográfica. Com relação à disponibilidade de vagas, a Decolar.com explicou que é realizada por meio de uma “extranet” (interface por meio da qual os hotéis administram seus anúncios).” – Ministério da Justiça e Segurança Pública


Ainda de acordo com Ana Carolina Caram, as práticas realizadas pela empresa ofendem a liberdade de escolha dos consumidores e declarou que a Decolar.com é culpada e deve ser responsabilizada pelas ilegalidades cometidas.


A multa foi calculada com base na gravidade dos fatos.



_______________________________ Escrito por Tamires Damazio