Logo Laranja Artíbale Faria 2020
  • Dra. Letícia Segatto

Gestão de Tempo em tempos de Pandemia

Atualizado: 16 de Nov de 2020


Muitos dizem que tempo é dinheiro. Outros dizem que quem é rico, não é quem tem dinheiro, mas sim quem tem TEMPO. Tempo para aproveitar o dinheiro, tempo para desfrutar a companhia das pessoas, da família, para efetivamente viver, curtir e se divertir.

E você, o que pensa sobre o tempo?


Você era do tipo que nunca tinha tempo antes da pandemia?


E agora como está aproveitando seu tempo? Continua sem tempo?


O que te faz ter uma rotina tão incessante?

Você já parou pra pensar sobre isso?


Nossa vida foi revolucionada pela disseminação de algo que sequer conseguimos enxergar, um pequeno vírus chamado Covid-19, o qual alterou nossa rotina e forma de viver, modificou o convívio social entre as pessoas e impactou diretamente as empresas e a economia mundial.


Estamos enfrentando um momento nunca antes vivido, pelo menos, para a nossa geração, e cada um busca encontrar uma forma de enfrentar seus desafios, de cuidar da saúde física e mental, de encontrar novas formar de adaptação para continuar exercendo seu trabalho, e viver a sua vida.


Olhando sob outro prisma, toda essa pandemia, ao mesmo tempo que nos afasta do convívio com algumas pessoas, festas, multidões, e nos traz um movimento de olhar para dentro, para nós mesmos, para nossa vida, o contexto familiar, de como estamos efetivamente vivendo ou sobrevivendo.


E você? Está aproveitando este tempo para olhar para sua vida, suas relações, a forma com que você trabalha, o modo que conduz sua empresa, ou encara o seu emprego?


Você fazia seu trabalho com paixão ou estava apenas arrastando correntes?



Sempre pensei que tudo o que nos acontece, vai nos trazer algo de bom. Mas como, ver algo bom num momento no qual pessoas estão doentes, empresas fechando, pessoas ficando distantes daqueles que amam, notícias trágicas o tempo todo nos noticiários, mortes e por aí vai.


Ocorre que não podemos nos limitar a olhar a situação apenas pelo aspecto negativo. Se olharmos com um pouco mais de cuidado, veremos que, mesmo antes de tudo isso, as pessoas estavam cada dia mais ansiosas, apressadas, entupindo sua vida com compromissos, trabalhos e atividades que muitas vezes eram apenas uma fuga para não olhar para sua realidade, suas relações, seus problemas e questões internas.


As pessoas não tinham mais tempo para descansar, para conviver com a família, e mais que isso, para silenciar a mente e o ouvir o próprio corpo. Doenças como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, vícios, vinham aumentando silenciosamente dentro de nós, mas nós não tínhamos tempo para olhar para isso, era mais fácil agendar uma nova reunião, iniciar um novo curso e novamente jogar as questões debaixo do tapete.


Deste modo, o convite que fazemos para você nesta quarentena é que se permita ver o que sua vida está pedindo neste momento. Aqui vão algumas dicas de como passar por esta crise, e sair dela mais fortalecido:


🎈 Tire um tempo para descansar e refletir.

Se permita ter mais tempo para você, sem culpa.


⌚ Estabeleça rotina.

Mesmo que não possa fazer as mesmas atividades, tenha um tempo para o trabalho, estabeleça um horário, ainda que seja uma jornada menor.


✨ Reinvente-se.

Afinal a sociedade não voltara da mesma forma.


🥰 Reconecte-se com quem você ama.

Aproveite o tempo para se reconectar com as pessoas que realmente importam para você.


💡 Inove.

O mundo digital oferece grandes possibilidades, quebra fronteiras, e você ganha TEMPO.


📚 Estude!

Conhecimento nunca é demais.


🤸‍♀️ Faça exercícios físicos.

Se você é daqueles que reclamava que nunca tinha tempo, agora você tem. Qual será sua próxima desculpa?


👋 Oi! Quanto tempo!

Busque fazer contatos com pessoas que há tempos você não conseguia, mesmo que virtual. Bons relacionamentos podem gerar novas ideias e novos negócios.


⛵ Todos no mesmo barco.

Entenda que todos estão vivendo processos e situações críticas, não é apenas com você, mas tudo voltará a ficar bem.

🤐 Não reclame.

Pare de olhar o problema.


🎨 Use a criatividade.

Crie novos produtos, uma nova forma de trabalhar, procure um nicho novo de clientes. Você vai ficar chorando ou vai vender lenços?


🥗 Faça escolhas saudáveis

Aproveite para cuidar da sua saúde. Aposto que você nunca tinha tempo para isso, e agora tem.


💭 Na empresa onde trabalho...

Observe qual é o propósito do seu trabalho e da sua empresa. O que ela oferece para sociedade.


Enfim, olhe para sua vida, suas escolhas. Observe como você levou a sua vida nos últimos dez anos. Você estava realmente feliz ou foi levando no piloto automático? O tempo está passando, e você está tendo uma oportunidade maravilhosa para fazer tudo diferente, inclusive nos negócios.


Então esta é uma ótima oportunidade para se refazer, para realinhar sua empresa, construir algo novo. Coloque sua alma para trabalhar, volte a ter brilho nos olhos.


Estamos aqui não apenas para falar sobre leis, mas para auxiliá-los a encontrar um caminho em meio a esta situação tão atípica. Estamos entrando na era da contribuição, e queremos mais do que trazer segurança jurídica para sua empresa, nossa missão é ajudá-lo a encontrar um propósito das reais razões que te fizeram chegar até aqui e o porquê de seguir adiante.


Sendo assim, este não é um artigo propriamente jurídico, mas não somos apenas advogados, somos mais que isso, somos também seres humanos, e assim como você também estamos enfrentando nossos desafios. E é assim que também olhamos para você, não apenas como cliente, mas como um parceiro que cresce junto conosco, e que nos ajuda a construir uma sociedade mais feliz e sustentável.


Não percamos mais tempo! O nosso tempo é agora!


Escrito por Letícia Segatto