• Dra. Letícia Segatto

O que você precisa saber antes de comprar uma Franquia?

Atualizado: 16 de Nov de 2020



Se o seu sonho é comprar uma franquia, eu vou te dar uma dica incrível e importantíssima... Vem comigo!!!


Muitas pessoas sonham em comprar uma franquia, pelas vantagens e segurança que ela normalmente representa. Isto porque, você irá adquirir uma marca que já é atuante no mercado, e muitas vezes já reconhecida, possuindo um modelo de negócios estruturado, o qual fornece ou deveria oferecer todo o suporte necessário sobre a gestão, estratégia, financeira, operacional, marketing e apoio jurídico neste início do seu empreendimento, a qual se trata normalmente de uma fase bem crítica.


De fato, adquirir uma franquia pode ser um excelente negócio, pois existem inúmeras vantagens:

  • Ter uma marca conhecida.​

  • Padronização

  • Suporte e treinamentos

  • Auxílio na implantação e gestão da sua unidade

  • Vantagens comerciais e competitivas

  • Inovação

O que muita gente não sabe, é que nem todas as redes de Franquias estão de fato tão estruturadas como deveriam, ou muitas vezes, o que se apresenta na venda da unidade, não é exatamente o que você acredita estar comprando, e ai surgem os grandes problemas na fase implantação da sua empresa, e o que era para ser o negócios dos seus sonhos, passa a ser um grande pesadelo.


Isso acontece inclusive não só na compra de uma franquia, mas também no repasse, ou seja, quando você adquire uma unidade de outra pessoa que já está em funcionamento, e que por alguma razão deseja se desvincular da rede.


Sendo assim, é de extrema importância que você antes de adquirir uma unidade franquiada, ou qualquer outro negócio em formato de redes, que se faça um estudo profundo e detalhado, de preferência por profissionais habilitados, analisando risco e a real viabilidade deste negócio.

Dentro deste contexto, nós sugerimos três pontos fundamentais que devem ser analisados:

É necessário uma análise detalhada das condições da COF (Circular de Oferta de Franquia) e contrato, verificando todos os direitos e obrigações, multas, condições para repasse, possibilidades de saída da rede e todos os riscos que esta operação traz.


Ninguém inicia um negócio pensando em fechar, ou mudar, contudo é de extrema importância que se tenha ciência de todas as condições quando da assinatura do contrato, para não ficar sem saída, caso não seja mais do seu interesse, ou não possa continuar.


Normalmente estes documentos são extensos, com letras reduzidas com muito “juridiquês”, e bastante rígidos, em virtude das exigências da própria lei de franquias, especialmente no tocante às obrigações e impedimentos.

Assim você não corre o risco de se surpreender com multas altíssimas, perder o investimento, e arcar com os prejuízos.



Faça também uma análise financeira, verificando o plano de negócios e DRE a fim verificar se de fato os números apresentados estão dentro da realidade do negócio proposto. Dados relativos ao ponto, aluguel, despesas fixas e variáveis também são fundamentais.



Não menos importante é a realização de uma análise do segmento (por exemplo, vestuário, alimentação, etc ), no qual poderão ser apresentados alguns números e condições fundamentais, que você deve estar atento para adquirir uma franquia, para que o seu sonho não se torne um pesadelo.



Além destas etapas, existem várias outras questões técnicas e indicadores que podem ser avaliadas, a fim de minimizar drasticamente os riscos na aquisição do negócio.


Entretanto, esta análise não é importante apenas para ver os aspectos negativos, mas também quais para que você saiba qual é o diferencial do seu negócio, as vantagens reais e principais pontos positivos, inclusive no que diz respeito ao seus direitos como franqueado.


Vale destacar ainda, que todos esses passos devem ser tomados antes da assinatura do contrato, para que você possa tomar uma decisão com segurança.


Por fim, uma análise criteriosa é o primeiro passo para que você possa entender do seu negócio com clareza, e desta forma, prosperar e conquistar seus sonhos com muito sucesso e solidez!

Escrito por Letícia Segatto