• Dra. Érika Meneguetti

Os Dados dos meus Clientes vazaram, e agora?


A Tecnologia facilita o empresário e o Cliente nos procedimentos diários e é o setor que evolui mais rápido dentro das Empresas, entretanto, os investimentos com a Segurança das Informações não são feitos na mesma velocidade.


Por isso, a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados não é só um cumprimento legal, como também uma prática necessária para minimizar riscos e aumentar a Segurança ao Cliente.


Quando um Vazamento de Dados acontece, não só as Empresas saem perdendo, mas também os milhares de Clientes que tiveram seus Dados disponibilizados a desconhecidos. O impacto financeiro e também de credibilidade pode ser grande, por isso é importante tomar medidas certeiras antes, durante e depois de um vazamento.





Prevenir é melhor que Remediar

O primeiro e mais importante passo é Proteger seu Sistema, mesmo que ainda não haja uma forma 100% eficaz de “blindar”, toda ação é importante e faz a diferença.




A Importância da Assessoria Jurídica

Uma boa Assessoria Jurídica é fundamental para impedir que o problema se torne ainda mais grave, tenha respaldo jurídico e esteja preparado. Além disso, lembre-se que você não precisa de um vazamento para buscar uma Assessoria, na verdade, tê-la antecipadamente evita problemas e prepara a Empresa para esse tipo de situação.




Mantenha os Clientes informados sobre as eventualidades

Outra parte importante do processo é orientar seus Clientes que obtiveram seus Dados vazados, de forma alguma ignore-os, mostre que a empresa está pronta para qualquer eventualidade e que estão dispostos a resolver o problema. Adote um conjunto de boas práticas de Segurança Digital, isso ajudará a impedir esse tipo de transtorno e ainda disponibiliza orientação adequada aos Clientes como por exemplo, trocar periodicamente a Senha de Acesso.




Corrija vulnerabilidades e esteja preparado

Enfim, tenha uma Equipe especializada em Vulnerabilidades e um Plano de Incidentes. Esse é um dos meios mais eficazes de entender o porquê ocorreu o vazamento para que possa ser evitado no futuro.


A adequação à Lei Geral de Proteção de Dados não é só um cumprimento legal, como também uma prática necessária para minimizar riscos e aumentar a Segurança ao Cliente.


Evite perder Dinheiro, Tempo e Credibilidade!

A Assessoria Jurídica está com você para te ajudar a crescer de forma Sustentável e Segura, por isso, não deixe para procurá-la somente quando o problema vier à tona.


Escrito por Érika Meneguetti