• Time Artíbale Faria

Propriedade Intelectual e Startups

Com o aumento do empreendedorismo no país e as diversas ideias inovadoras propostas com elevado potencial de crescimento, seja em lançamentos de produtos ou serviços, muitas pessoas vem optando por enquadrar seus projetos como modelos de Startups, já que esta vertente possibilita aos sócios atuar em diversos ramos do mercado, característica importante para quem busca criar e produzir negócios inéditos, flexíveis, escaláveis e altamente rentáveis.

Por se tratar de empresas que visam lançar produtos e serviços únicos e que atendam a específicas necessidades, é relevante que os proprietários se atentem a registrar suas criações por meio de patentes, para que legalmente estejam amparados do surgimento de cópias dos seus modelos de negócios e é neste momento que torna-se essencial levar em consideração todos os Direitos de Propriedade Intelectual, que podem estimular vários investimentos em pesquisas inovadoras, disponibilizar maior segurança jurídica a empresa, inibir as chances de concorrência desleal, plágio, pirataria, entre diversas outras vantagens e cuidados.


É relevante destacar que com o alto crescimento de uma Startup, é necessário que o empreendedor analise seus negócios e enquadre sua empresa no modelo fiscal, jurídico e econômico favorável para os seus fins.


Procure atuar da forma correta, não deixe para buscar os Direitos de Propriedade Intelectual. Pense nos especialistas da área como um primordial apoio para expansão da sua Startup. Como muitos dizem "é melhor prevenir do que remediar".


Utilize os direitos como fonte de segurança, pois os resultados negativos posteriormente podem ser irreversíveis.


Conte conosco neste processo para um caminho de sucesso!