• Dr. Diego Paixão

Recuperação de Crédito para Franqueadores


Muitas pessoas já devem ter ouvido falar na expressão “Recuperar Crédito”, porém, ao ouvir tal expressão surge uma interrogação:


"O que é e como Recuperar o meu Crédito?"

A inadimplência de Franqueados compõe o dia-a-dia das Redes de Franquia, entretanto, ainda que seja componente na rotina Empresarial do Franqueador, é imprescindível que a imposição de limite para mencionada inadimplência não aumente progressivamente sem a devida solução para a questão.


Neste material vamos tratar do tema, mas sem o propósito de esgotá-lo, visto tratar-se de uma área extensa e que demanda de inúmeras estratégias para o alcance do êxito na Recuperação.


O que é Recuperação de Crédito?

No Ramo de Franquia várias são as formas de Receita do Franqueador em relação a sua Rede de Franquias:

  • Taxa de Franquia;

  • Taxa de Royalties;

  • Fundo de Propaganda;

  • Taxa de Software;

  • Dentre outras.


E a Recuperação de Crédito entrará em cena justamente quando ocorrer a inadimplência, fato que se dá quando não há o cumprimento do quanto acordado, ou seja, o pagamento de uma dessas Taxas ou mesmo de todas.


Assim, a Recuperação de Crédito é o procedimento pelo qual o Franqueador busca reparar, extra ou judicialmente, as inadimplências de sua Rede, tornando efetivo a busca por Créditos que deveriam ter entrado no Caixa da Franqueadora, contudo, em razão do atraso no pagamento esse valor encontra-se “perdido” no mercado.


Tipos de Recuperação de Crédito

Cobrança Extrajudicial:

A Cobrança Extrajudicial é o primeiro passo para Recuperação do seu Crédito. É o primeiro contato com o devedor. Tal qual o nome sugere, ela não se dá por meio do judiciário. Nesta modalidade de cobrança busca-se a facilidade na negociação.


Regra geral, a Cobrança Extrajudicial ocorre através de:

  • Contato Telefônico;

  • Notificações Extrajudiciais; e

  • Protestos.


Importa destacar que a tão logo seja identificada a inadimplência, o primeiro contato para busca da solução deverá ser adotado.


Cobrança Judicial:

A Cobrança Judicial é aquela feita com o auxílio do Poder Judiciário. Quando a negociação amigável não restou positiva e há necessidade de ingressar com Ação Judicial (Cobrança, Execução, Monitória) para fazer valer o direito ao recebimento do Crédito.


Causas do Atraso do Franqueado?

Como Franqueador, além de conhecer o faturamento da Unidade Franqueada, será necessário examiná-la, a fim de encontrar possíveis causadores de inadimplência, tais como, mas não somente:

  • Problemas na Gestão da Unidade;

  • Pouca divulgação e/ou divulgação mal direcionada;

  • Ausência de Padronização do Atendimento;

  • Desvio de Faturamento;

  • Dentre outros.


A Relação entre Franqueador e Franqueado deverá ser pautada no profissionalismo, logo, se o Contrato estabelece datas e prazos pagamentos, estes devem ser obedecidos.


Considere sempre os recebimentos para as datas aprazadas e, em caso de não cumprimento e sendo necessário a emissão de novo boleto, este deverá ser emitido com os encargos estabelecidos contratualmente.


Como se dará a Recuperação de Crédito?


A Recuperação de Crédito será efetuada por Escritório de Advocacia especializado na área, uma vez que Advogados possuem maior conhecimentos das Leis e também dos riscos de uma cobrança.


Entenda: Uma cobrança realizada de forma incorreta poderá gerar um prejuízo ainda maior que a ausência do Crédito pode ocasionar. Inúmeros são os casos de Ações Judiciais em desfavor de Credores que cobrança de maneira Vexatória e/ou Indevida.


A complexidade e fragilidade dos processos que podem envolver a atividade de Recuperar Crédito tornou extremamente dificultoso a criação de um setor para tal finalidade dentro de uma Empresa. Por tal razão, tornou-se rentável a busca e contratação de Escritórios de Advocacia especializados na área, pois, uma vez contratado, será o Escritório que lidará com a complexidade do tema e fragilidade na relação com o devedor, ora Franqueado.


Escritórios de Advocacias que se especializaram na Recuperação de Crédito foram desenvolvidos a partir da sucessão de mudanças encontradas nas rotinas Administrativas, no que se refere a Recuperar Créditos e Administrar Inadimplências.


O Serviço de Assessoria de Cobrança prestado pelo Escritório especializado – Recuperação de Crédito - é o meio de minimizar os prejuízos financeiros de uma Rede de Franquias, a via pela qual, como o próprio nome afirma, Recuperar o Crédito inadimplente. Além disso, arrecadar recursos de maneira eficaz, assertiva e sem sobressaltos. Mantendo o equilíbrio financeiro da Franqueadora, bem como criando uma estreita relação de confiança junto ao seu Franqueado, uma vez que o Serviço será prestado de forma especializada, sem criar embaraços.


Benefícios da Recuperação de Crédito para sua Franqueadora

A Recuperação de Crédito beneficia sua Franqueadora, possibilitando uma melhora na Saúde Financeira, além de diminuir consideravelmente a inadimplência.


A contratação de uma Assessoria de Cobrança especializada resulta em várias vantagens para sua Empresa:


  1. Não será necessário destacar uma Equipe de Funcionários e estruturar do zero o trabalho a ser realizado;

  2. Fluxo de trabalho personalizado a estratégia do seu Modelo de Negócio e Relação Comercial com o devedor;

  3. Ter a certeza de que a relação da sua Empresa com o Cliente será preservada ao máximo, afinal, a cobrança é um trabalho delicado que exige resiliência e respeito;

  4. Diminuição do Prejuízo Financeiro com Créditos dados como perdidos;

  5. Aumento do Fluxo de Capital com recebíveis recuperados.


Entenda: Essas negociações são importantes para movimentar a Economia de modo mais abrangente. De modo que, uma Negociação Extrajudicial (Amigável) é sempre um excelente negócio para Franqueadora e Franqueado.


Conclusão

Como pôde ser observado, a Recuperação de Crédito é um eficiente e fundamental meio de:

  • Combater a Inadimplência;

  • Aumentar o Faturamento; e

  • Manter o equilíbrio na Relação entre Franqueador e Franqueado.


A contratação de Escritório especializado para realizar ato de tal importância é um excelente investimento. Afinal, como dito, a Recuperação de Crédito importa em complexidade no desenvolvimento do processo e fragilidade na relação junto ao devedor.


Nós do Artíbale Faria queremos te ajudar a alavancar a sua Empresa e uma das ferramentas necessárias à Gestão adequada da inadimplência é a Recuperação do Crédito.



Entre em contato para receber uma proposta personalizada!


Escrito por Diego Paixão